al.abra

Bares e restaurantes estão entre os negócios mais impactados pela crise do novo coronavírus. Por todo o país, estabelecimentos tiveram de fechar - para muitos, a única fonte de alguma renda passou a ser o delivery ou o take away . Pensando nisso, a Abrasel, em parceria com a Galunion consultoria para food service, e com o apoio da ABBT (Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador), por meio de seus associados: Alelo, Banrisul, Ben, Sodexo, Ticket, Valecard e Vegascard, acaba de disponibilizar, de forma online e gratuita, uma cartilha completa para auxiliar bares e restaurantes a se prepararem para a retomada de suas atividades. Clique aqui e baixe.

A iniciativa pretende atuar como consultoria com orientações para que o profissional do setor de alimentação fora do lar possa preparar sua estrutura, sua equipe e a si mesmo para a volta das atividades, vencendo os desafios da Covid-19 e transmitindo a devida segurança aos clientes dos estabelecimentos.

A ABBT acredita que a cartilha é fundamental para apoiar o segmento de restaurantes na superação da grave crise gerada pela pandemia. “Somos parceiros dos estabelecimentos e é o momento de toda a cadeia unir forças para estimular a retomada desse serviço vital para o país. A economia só voltará a crescer com união, parceria e facilidade de acesso às orientações mais seguras para o desenvolvimento dos negócios”, afirma Jessica Srour, diretora-presidente da entidade.

Entre os temas a serem abordados estão os desafios em fluxo financeiro, com atenção para compras e abastecimento para o retorno das atividades, gestão de caixa, salários, gestão de pessoas, marketing, gestão operacional, com atenção para pagamento de fornecedores, readequação do cardápio para reabertura, quadro mínimo de pessoal, horário de funcionamento, turnos de trabalho, entre outros. Gestão de protocolos de segurança, com atenção para atendimento à legislação de cada localidade.

“O empresário deve estar ciente que a retomada é praticamente uma reinauguração do seu negócio, com novos treinamentos, protocolos e processos, mas a maior diferença deve ser a postura sóbria e o posicionamento sério e responsável diante do desafio de oferecer um ambiente seguro e confiável. Se preparar adequadamente se torna então uma questão de sobrevivência, por isso a importância desse tema”, diz Célio Salles, empresário e membro do conselho de administração nacional da Abrasel.

Sobrevivência das empresas

A Abrasel, que tem atuado fortemente para garantir a sobrevivência das empresas, disponibiliza de forma gratuita na Rede Abrasel, um espaço reservado para profissionais do setor de alimentação fora do lar, uma série de conteúdos especialmente preparados para que o empresário de bar e restaurante encontre de forma rápida dicas e informações sobre como manter o seu negócio. Para aumentar a produtividade do setor e ampliar o conhecimento, também na Rede Abrasel, a Associação oferta uma comunidade sobre a retomada econômica com participação de especialistas que colaboram nos debates e tiram dúvidas dos usuários. Acesse: redeabrasel.com.br

Comentários