al.abra

Sim, cerveja à base integral de cacto é a mais nova peça do mercado! Com uma origem bem peculiar, já que surgiu no sertão alagoano, graças a amizade entre dois empresários, a invenção chama atenção. Degustada inicialmente no Delirium Pub da Bélgica e, posteriormente, nos Estados Unidos, as experiências resultaram numa receita autoral chamada de Cacto Beer, comercializada pela Camonga. Ela traz a originalidade do sertão, ao abarcar a essência do mandacaru e do velame, tornando-se, indiscutivelmente, a 1ᵃ cerveja de cacto do Brasil.

A sede pela criatividade levou a dupla de empresários além. Começou no restaurante, saiu para a Europa, e tudo com marcas próprias: a cor é verde, e o vasilhame tem detalhes em cordel e xilogravura. Nada mais característico, não é?

Um dos idealizadores dessa grande novidade é o empresário Tiago Barros, associado Abrasel/AL e que também é responsável pelo restaurante e sushi-bar Oishi Sushi, localizado em Santana do Ipanema. Tiago se orgulha da ideia e reforça ‘’O cacto representa o sertão, o sertanejo. É uma planta forte e que suporta o nosso clima de semiárido, e que é utilizado também para alimentação. A gente colocar isso numa cerveja, é colocar a nossa identidade. É poder dizer que essa cerveja tem gosto de sertão. Tem gosto de interior.’'

O mestre cervejeiro que também foi responsável pela Cacto Beer, chegou a provar na Bélgica uma cerveja que tinha cacto em sua composição. Foi paixão ao primeiro gole. E assim, Velame e Mandacaru se uniram para incrementar o nosso leque de cervejas artesanais. A Camonga Cervejas Criativas vem sendo responsável pela execução desse sonho, que já teve sua primeira tiragem concluída e distribuída.

A Cacto Beer faz sucesso no local. Tiago reforça sobre a aceitação, pois o público comenta: ‘’Não é a cerveja de alguém, é a cerveja da nossa cidade, do nosso estado, do nosso sertão, é da minha Alagoas’’. A tiragem industrial começou, e a primeira produção levou aos apreciadores dezenas de garrafas e barris que totalizaram 1000 litros.

A marca, o design, o gosto. Tudo remete ao sertão. Por isso, com orgulho, a Abrasel compartilha e apresenta a todos vocês o salto do empreendedorismo: a Cacto Beer, natural de Santana do Ipanema, representante do Sertão. Novas cervejas e sabores estarão disponíveis num futuro próximo. Para agora, o que recomendamos é o primeiro contato com a especial CERVEJA VERDE.

Comentários