al.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Alagoas
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associados
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco

  • Home
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associados
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Revista
  • Conheça Cursos Rede Abrasel Documentos

Arrasados, restaurantes e bares cobram solidariedade

  • PUBLICADO EM: 28/07/2022

Alterações propostas na MP 1108 pelo relator, deputado Paulinho da Força, terão consequências gravíssimas, se aprovadas, para o Setor de Alimentação Fora do Lar e para o País

Pedido da Abrasel, em nome dos bares e restaurantes, figurou em grandes jornais do país como Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense nesta quinta-feira (28).

O Governo Federal, após 12 meses de debates com trabalhadores, restaurantes, empresas prestadoras dos serviços de benefícios, as contratantes destes e com autoridades de vários órgãos do governo, definiu os termos da MP 1108, que elimina uma série de distorções que impactam profundamente o setor. Essa MP, em seu texto original, representa um importantíssimo avanço, está alinhada com o entendimento da ampla maioria e conta com o apoio da Abrasel.

Porém, mudanças no texto original sugeridas pelo deputado Paulinho da Força, relator da MP, alteram profundamente os avanços que seriam alcançados com a medida provisória. Essas mudanças gerarão perdas enormes, desemprego e falências, em um setor que sofre intensamente com as consequências da pandemia e da altíssima inflação.

Entre as alterações propostas, as mais graves e danosas são:

• Permitir às empresas optantes por conceder o benefício, que o façam em espécie. Isso acarretará o desvio de até 65% para outros fins que não a alimentação, segundo pesquisa da Gouvêa e Consulting realizada em outubro de 2020.
• Um incompreensível limite de valor ao benefício ao trabalhador.

Duas em cada três empresas do setor estão com impostos, empréstimos, aluguéis, fornecedores e até mesmo salários e encargos trabalhistas em atraso. A aprovação dessas alterações no texto original desencadeará o fechamento de milhares de estabelecimentos em todo o País.

Os empregos de mais de 6 milhões de trabalhadores serão ameaçados diretamente, em uma cadeia de eventos que contribuirá para o aumento da fome e da desigualdade social, que já afeta milhões de brasileiros.

Precisamos evitar que essa tragédia ocorra. O Setor de Alimentação Fora do Lar clama pela solidariedade e pelo apoio de todos os deputados para que o texto original seja aprovado e que alcancemos, enfim, a recuperação de um dos setores mais afetados pela pandemia e tão importante para todos os brasileiros.

Quer saber mais sobre gestão, conhecer as tendências e descobrir como melhorar a produtividade no seu bar ou restaurante? Participe do Congresso Abrasel, digital e gratuito, em agosto. Basta fazer sua inscrição online!

Notícias Relacionadas

Resultado dos bares e restaurantes chega ao melhor nível do ano, diz Abrasel

Careca, associado da Abrasel/AL, irá ministrar palestra em Harvard

Congresso aprova saque do saldo do vale-alimentação após 60 dias

“Queremos construir o maior shopping virtual do Brasil”, diz diretor de Inovação do iFood

Comentários

Últimas Notícias

Resultado dos bares e restaurantes chega ao melhor nível do ano, diz Abrasel

Careca, associado da Abrasel/AL, irá ministrar palestra em Harvard

Congresso aprova saque do saldo do vale-alimentação após 60 dias

“Queremos construir o maior shopping virtual do Brasil”, diz diretor de Inovação do iFood

"Interesse eleitoreiro", diz presidente da Abrasel sobre MP do vale-refeição

Mesa ao Vivo Brasília traz grandes nomes da gastronomia ao Congresso Abrasel

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associados
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco

Endereço

Rua Engo. Mário de Gusmão, 1126B, Sala 03
Ponta Verde - Maceió/AL
CEP: 57.035-000


Contato

(82) 3357-7141
abraselal@abrasel.com.br

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados