O presidente da Abrasel, Marcus Batalha, participou na tarde de ontem da entrega dos Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS). O evento foi realizado pelo Governo do Estado, em conjunto com a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) com o objetivo de promover o turismo sustentável nas regiões turísticas de Alagoas.
O momento finaliza os projetos desenvolvidos por cerca de um ano nas regiões turísticas de Caminho das Águas, Costa dos Corais e Cânions do São Francisco. Na ocasião, também foram entregues os documentos com as diretrizes para a implementação de ações para ordenar o desenvolvimento turístico das regiões citadas.
Os PDITS foram financiados pelo Governo de Alagoas, e tem como objetivo identificar as necessidades turísticas das regiões e estruturar planos de ação que possam atender a demanda local em um período de 10 anos.
Segundo a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, a entrega do produto final dos PDITS consolida todo o trabalho desenvolvido pela Setur ao longo do ano com as regiões turísticas. “Os planos de ações foram desenvolvidos de acordo com a particularidade de cada região, o que torna o projeto palpável para os representantes locais desenvolverem as ações de curto, médio e longo prazo. Agora, é possível projetar políticas públicas para embasar qualquer plano de desenvolvimento sustentável dos municípios destas regiões”, ressaltou a secretária de Estado.
Além da entrega dos PDITS, também foi apresentado o cenário fiscal e impacto das políticas públicas estaduais para o trade turístico de Alagoas, mostrando todas as iniciativas implantadas pelo Governo de Alagoas, seja na revisão das tributações ou incentivos fiscais, como também nos créditos que podem ser concedidos abaixo das condições do mercado financeiro.
O presidente da Abrasel, Marcus Batalha enxerga essas ações com otimismo. “Estamos otimistas com as possibilidades em relação às iniciativas do Governo de Alagoas apresentadas no evento, especialmente no que diz respeito às revisões tributárias e incentivos fiscais. Acreditamos que essas medidas terão um impacto positivo significativo no setor de bares e restaurantes, proporcionando condições mais favoráveis para o desenvolvimento do trade turístico em nosso estado”, disse o presidente.